Na mídia

26 de abril de 2022

Piemonte Holding acelera expansão de Data Centers no Brasil


A Piemonte Holding, controladora da Elea Digital Data Centers, está intensificando sua estratégia de criar uma “federação” de datacenters metropolitanos no Brasil. Com um aumento significativo nos investimentos e a adição de novos especialistas ao seu conselho, a empresa se prepara para uma nova fase de crescimento.

Recentemente, a Elea incorporou ao seu conselho dois renomados executivos do setor: Tesh Durvasula, ex-CEO da CyrusOne, e Guy Willner, fundador e ex-CEO da IXEurope. “A participação deles valida nossa estratégia e traz uma experiência inestimável na criação de federações de datacenters, como nos mercados dos EUA e Reino Unido”, afirmou Alessandro Lombardi, CEO da Piemonte.

A Elea se inspira nos modelos de desenvolvimento de datacenters em áreas metropolitanas da União Europeia e dos EUA, com a liderança de Durvasula e Willner. Durante sua gestão na CyrusOne, Durvasula ajudou a empresa a multiplicar sua receita por cinco, culminando na venda da companhia por US$ 15 bilhões, o maior negócio de datacenters da história. Willner, por sua vez, liderou a IXEurope, expandindo a receita da empresa mais de dez vezes antes de vendê-la para a Equinix, consolidando-se como uma das maiores plataformas de datacenters da Europa.

Visão de Expansão

Com seis datacenters operacionais no Brasil, a Elea planeja expandir essa rede para 10 a 12 sites nas principais regiões metropolitanas do país. A estratégia envolve tanto a aquisição de datacenters existentes quanto a construção de novas instalações, sempre focando em sites menores, porém estrategicamente distribuídos para atender clientes-chave.

Atualmente, a Elea possui 75 clientes ativos e uma capacidade instalada de 15 MW em seus datacenters, que ocupam uma área total de 7.600 m² e têm capacidade para 3.300 racks. A maioria desses datacenters foi adquirida da operadora de telecomunicações Oi em 2020, e um deles da Globo em 2021.

Os datacenters estão localizados em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo. O próximo passo é expandir para Minas Gerais e a região Nordeste do Brasil, com planos futuros de expansão internacional na América Latina.

Modernização e Sustentabilidade

Desde a aquisição, a Piemonte Holding tem investido na modernização e padronização dos datacenters, com o objetivo de alcançar a certificação nível III do Uptime Institute.

Com o apoio da Goldman Sachs, que assinou um contrato de crédito com a Elea, 70% do processo de modernização já foi concluído. As melhorias focam em eficiência energética, gestão de água e redução de emissões de carbono, com conclusão prevista para o final do ano.