A Elea Digital, empresa de data centers controlada pela Piemonte Holding, emitiu R$ 200 milhões em debêntures sustentáveis nesta quinta-feira (8). A operação, coordenada pelo Bradesco BBI e com a participação do BTG e UBS/BB, visa financiar projetos que atendam a metas ambientais de redução do consumo de água e energia nos data centers do grupo.
De acordo com Alessandro Lombardi, diretor-presidente da Piemonte Holding e presidente da Elea, essas metas são essenciais para atender às exigências de clientes internacionais preocupados com a sustentabilidade. As debêntures, do tipo “sustainability-linked bond”, incluem penalidades para o caso de não cumprimento das metas ambientais, com juros adicionais de 0,2% a 0,4% ao ano.
A emissão é pioneira no setor de data centers no Brasil, sendo subscrita integralmente pelos bancos Bradesco, BTG e Banco do Brasil. Com esta captação, a Elea Digital já soma R$ 800 milhões em financiamentos nos últimos 14 meses, todos com amortização de longo prazo.
A empresa planeja continuar com captações para investir nos seus sete data centers, adotando tecnologias que minimizam o uso de água e energia, contribuindo para a redução das emissões de CO2. A Elea já implementou medidas significativas para reduzir o consumo hídrico e energético, com planos de continuar esses esforços nos próximos anos.