Ao longo dos anos, a Piemonte tem executado, sempre em parceria com seus clientes e investidores, projetos importantes no mercado. Sua atuação, pautada na transparência, ética e lealdade, prioriza projetos que têm como pilares inovação, sustentabilidade e escalabilidade, conduzidos, a partir de uma filosofia de investimento própria e exclusiva, baseada em competência e em um profundo estudo do mercado e suas tendências.
Em 2019, a Piemonte ingressou no mercado de infraestrutura digital quando fundou a Elea Data Centers, plataforma de data centers do grupo.
O investimento de longo prazo tem como objetivo criar um ecossistema sustentável, escalável e altamente tecnológico de data centers com abrangência geográfica nacional.
Ao se posicionar como a plataforma de maior capilaridade geográfica do país, por estar presente em cinco estados diferentes, a Elea concretiza sua missão de servir, não apenas os principais polos de inovação do eixo Rio-São Paulo, mas também as principais metrópoles regionais brasileiras. Além disso, amplia horizontes de conexões e armazenamento de dados, sendo a porta de entrada para a América Latina.
A cada ano a Companhia investida vem crescendo e ganhando novas unidades, mais clientes e capacidade energética, resultado de uma operação sustentável, eficiente e comprometida com a excelência em qualidade.
Para os próximos anos, a Piemonte tem como meta crescer o volume de alocação de capital na Elea, uma vez que a demanda por capacidade computacional, conectividade – leia-se IA, Internet das Coisas (IoT) e 5G, para citar algumas das aplicações tecnológicas – continuarão a remodelar e pautar a economia digital.
Elea Data Centers anuncia expansão estratégica de 120MW, em São Paulo.
Emissão da 4ª debênture da Elea no valor de R$570 milhões que contou com metas desafiadoras e inovadoras: além de dar continuidade ao trabalho de eficiência energética, visando reduzir a quase zero o consumo de água de seus data centers, a companhia se comprometeu, de maneira pioneira, a aumentar em mais de 40% a presença de mulheres na liderança.
O Grupo Piemonte assessorou a Elea na conquista da primeira Certificação de Great Place to Work (GPTW).
Aquisição do data center da TIM, localizado no hub de tecnologia e inovação do sul do país.
Criação do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Elea e admissão do Goldman Sachs Corp como investidor. Atualmente o FIP Elea é controlado pela Piemonte Holding.
Aquisição do data center da Globo: Compra do data center hiperconectado Tier III no Rio de Janeiro.
Aquisição de 5 data centers. Os ativos pertenciam ao Grupo Oi e estão localizados em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.
Fundação da Elea Digital Infraestrutura e Redes de Telecomunicações SA.
A integração dos princípios ambientais, sociais e de governança permeia todas as camadas da estrutura organizacional da Elea. A sustentabilidade está intrinsecamente ligada à estratégia de negócios refletindo seu compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável da infraestrutura de TI no Brasil – porta de entrada para a digitalização e o desenvolvimento da América Latina.
Seu ecossistema de data centers edge, de última geração e abastecidos 100% com energia renovável, impulsiona a inovação tecnológica e serve como catalisador para o crescimento econômico e social em todas as regiões que atua.
A Elea tem compromisso público formalizado com o Pacto Global da ONU e iMasons Climate Accord e busca promover uma sociedade mais inclusiva e diversa, por meio de patrocínios a projetos sociais que visam capacitar e inserir jovens no mercado de tecnologia.
A empresa é certificada pelo Great Place to Work (GPTW), com o selo Melhores Empresas para se Trabalhar, e foi eleita para Ranking da Revista Exame, Negócios Inovadores, em 2024.